sexta-feira, 7 de junho de 2013

Uberlândia receberá novo espaço para empreendedores


Escritórios coletivos ganham espaço nas cidades brasileiras


Os espaços de coworking estão cada vez mais aparecendo nas cidades. E já viraram febre nas grandes metrópoles. Eles se tornaram um método bastante eficaz para aquelas pessoas que querem iniciar um novo negócio, mas não querem se arriscar construindo uma estrutura física no início do empreendimento.Tratam-se de escritórios colaborativos, onde empreendedores e profissionais autônomos que estão iniciando suas empresas podem interagir, trocar experiências, de forma a construir novos relacionamentos e, acima de tudo, dar o pontapé inicial em suas empresas.
A tarifa podem chegar a R$4,00 a hora no espaço em pacotes mensais, inclusive para grupos 2 ou mais pessoas. Além do serviço de internet sem fio, os benefícios podem variar entre as opções pelo uso do telefone, sala de reuniões,secretaria compartilhada, impressão etc.
O Brasil encontra-se em 7º lugar no ranking mundial, com um total de 44 espaços. Entretanto, existem vários espaços que possuem estrutura bastante semelhante ao coworking, mas que não são conhecidos como tal. Acredita-se que esse número pode passar de mais de 100 estabelecimentos. É o caso da Casa da Cultura Digital, em São Paulo.
Uberlândia também não poderia ficar fora dessa. Pensando nisso, o empreendedor Thiago Couto promete oferecer aos empreendedores uberlandenses um espaço descontraído e apropriado para a criação e desenvolvimento de novos negócios. O Uberlândia Coworking é um projeto idealizado há um ano e agora parece estar saindo do papel.
O Thiago aceitou responder algumas perguntas para o blog, a fim de nos contar alguns detalhes sobre o seu projeto e também sobre essa tendências dos coworkings no mundo todo.

Como surgiu a ideia do projeto?

A minha base de conhecimento é Empreendedorismo. Na adolescência tive a oportunidade de conhecer e estudar na Escola Técnica de Formação Gerencial. Empreendedor está a todo momento buscando novas oportunidades e ideias para colocar em prática, então todo contato com toda relação de trabalho e conhecimento é importante para agregar, de alguma forma, à expertise do empreendedor. Pensando na necessidade de fomentar um espaço facilitador para empreendedores em Uberlândia - falta MUITO isso aqui - e enquanto pesquisava tendências de mercado na web, o conceito coworking apareceu por acaso. Bateu de frente com minha necessidade e desejo, e do amor à razão, tudo foi se integrando e moldando em um negócio viável e emocionante para propor um espaço que promovesse oportunidades para os indivíduos que querem empreender novas ideias e exercer suas atividades econômicas de forma mais acessível. Assim surgiu o projeto Uberlândia Coworking – Escritório Coletivo.

Quais são os benefícios que o projeto pode trazer para a cidade?

O Projeto Uberlândia Coworking - Escritório Coletivo vai muito além de oferecer estrutura mais barata para as pessoas trabalharem, é essencialmente, um ambiente colaborativo de negócios para inspirar, conectar e catalisar empreendedores e profissionais de diversas áreas.
Em termos estruturais, são quase 300m² de espaço para trabalho, colaboração e eventos, reuniões e vídeo conferências em alta definição, treinamentos, fácil acesso, excelente localização, estrutura de escritório, segurança e conforto.

Quais são as principais vantagens de se utilizar os espaços de coworking para iniciar uma empresa?

Existem 3 valores primários: economia, facilidade e integração.
Economia de recursos dos profissionais que precisam trabalhar, facilidades estruturais para que possam focar exclusivamente em seus negócios e a integração com outros profissionais de diversas áreas para potencializar as oportunidades de mercado de suas atividades econômicas.

Você como conhecedor do assunto, descreva como é a atmosfera de um escritório colaborativo.  Como as pessoas se interagem?

O mundo mudou. Neste mundo novo, plano e colaborativo, qualquer pessoa ou grupo é capaz de colaborar para ensinar e aprender algo, por mais ou menos instruído que seja, como se fosse uma escola sem muros. O espaço de coworking é um ambiente sem muros, descontraído, para que os indivíduos saiam de suas caixas, baias e divisórias e comuniquem com outros indivíduos que desejam incentivar, criar, inventar, construir conhecimento. E como é um ambiente colaborativo de negócios, existem profissionais de diversas áreas querendo empreender, ou seja, nesta economia do conhecimento, um projeto simples demanda vários profissionais que podem, também, ser encontrados na mesa ao lado exercendo suas profissões. E de um simples bate papo, um café, um pedido de opinião informal, existe a possibilidade de surgir uma nova parceria de negócio.

Para mais informações sobre o projeto Uberlândia Coworking – Escritório Coletivo acesse www.uberlandia.co.



O link abaixo mostra os 16 espaços de coworking mais bacanas selecionados pela revista norte americana de empreendedorismo Inc.




Nenhum comentário:

Postar um comentário