sábado, 3 de novembro de 2012

Onde estão os recursos para inovação no Brasil


Grande parte dos empreendedores não sabe como aproveitar os recursos disponíveis para desenvolver projetos de inovação tecnológica.


Pensando nisso, resolvi falar neste post a respeito da disponibilidade de recursos financeiros para alavancar a inovação dentro das empresas.

Confira a seguir algumas fontes de recursos para projetos inovadores:


BNDES Automático:
Com o BNDES Automático é possível alavancar recursos para projetos de investimento que visam implantação, ampliação, recuperação e modernização de ativos fixos, incluindo projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P,D&I).

Cartão BNDES
O cartão visa financiar os investimentos das micro, pequenas e médias empresas (MPMEs), contemplando a contratação de serviços de pesquisa aplicada, desenvolvimento e inovação (P,D&I) para o desenvolvimento de produtos e processos, contratados com fornecedores especializados credenciados no Portal de Operações do Cartão BNDES.

BNDES Limite de Crédito
Crédito rotativo, destinado à execução de investimentos correntes em seus respectivos setores de atuação e a investimentos em pesquisa, desenvolvimento e inovação.

BNDES Funtec
Trata-se de um fundo tecnológico que tem como objetivo apoiar projetos para desenvolvimento tecnológico e a inovação mediante a concessão de recursos Não Reembolsáveis.

Fundo Criatec
Fundo de investimento que investe em empresas geralmente na fase embrionária, sem faturamento ou com até R$ 6 milhões de faturamento. O fundo se enquadra no segmento de investimento em seed capital (capital semente).

PRIME – FINEP
De forma semelhante ao Criatec, o programa PRIME da FINEP fornece recursos para empresas que estão no início de sua trajetória para investimentos em aprimoramento da gestão e dos seus produtos.

Programa de Apoio à Pesquisa em Empresas (Pappe) – FINEP
O programa funciona em parceria com as fundações de amparo à pesquisa de cada Estado ou com outras entidades locais de apoio ao empreendedor, como o SEBRAE. Em geral, cada projeto pode receber de 1 a 10 milhões de reais - o acesso é via editais dos parceiros locais da FINEP.

Além dessas, existem ainda outras formas para se levantar recursos que surgem da iniciativa privada, são elas: investidores anjo (angels), fundos de seed capital, venture capital, e demais investidores. Irei entrar em detalhes a respeito delas nas próximas postagens.

Até lá.


Para obter mais informações sobre as linhas de financiamento à Inovação acesse:



Ou entre em contato:

Natasha Zago: (34) 3292 5200

natasha@isfcredito.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário